• banner4

  • banner3

  • banner1

  • banner2

Dicas de Saúde e Beleza

Imprimir

Pele Bronzeada com segurança, é possível?

Pele Bronzeada com segurança! Sugestões e dicas de como bronzear-se com cautela e saúde!

 

pele bronzeada

Se você deseja pegar um bronze no verão, siga essas cinco dicas para não trazer riscos futuros à sua pele

Com a chegada do verão e do sol forte que enfrentamos nesses dias, tudo o que a maioria das mulheres deseja é uma temporada na praia para conseguir aquele bronzeado de dar inveja. Porém, se expor sem as devidas proteções ou exagerar na dose pode resultar exatamente no efeito contrário e, ao invés de voltar das férias linda e bronzeada, você corre o risco de aparecer no trabalho com uma bela insolação ou vermelha como um camarão.
Eu como médica não proíbo as pacientes de tomar sol, mas e interessante que se faca z uma série de ressalvas e indicações: "O excesso de sol pode trazer prejuízos à saúde da pele, mas com medidas simples, muitas vezes, torna-se possível conseguir uma bela cor sem colocar a pele em risco".

Entao seguem 5 dicas de ouro, anote!!!

Use filtro solar sempre
Aplique o produto 30 minutos antes da exposição solar e reaplique-o de acordo com a transpiração ou após entrar na água. "Fique atento às regiões do corpo normalmente esquecidas como as orelhas, os lábios, dorso dos pés e das mãos".
E outra use FILTRO SOLAR!!! O recomendado e no minimo 30, esqueca bronzeadoes e fatores muito baixos, sao extremamente prejudiciais, o bronzeado deve vir aos poucos pois e uma defesa do organismo, a melanina sobe no topo da célula para evitar que a radiação atinja o nucleo e cause mutação ou câncer. Entao quanto mais gradual, mais saudável possivel.

Bronzeie-se gradualmente
Não tente adquirir a cor do verão inteiro no primeiro dia de férias. O bronzeado só começa a aparecer de 48 a 72 horas após a primeira exposição solar. "Este é o período necessário para que a melanina (pigmento que dá cor à pele) seja produzida e liberada pelas células". E lembre-se: evite a exposição ao sol entre 10h e 16h.
Respeite seu tom de pele
Não adianta exagerar. Dependendo do tom de pele, é quase impossível você terminar o verão com a pele dourada ou moreninha. Portanto, veja a tabela abaixo:
E ainda mais se voce tem fototipo muito baixo esqueca de ficar se torrando e evite o sol, você não tem muita defesa para isto, e as mutações serão inevitáveis!!!!

Tipo de pele Descrição
Tipo I Pele muito clara, sempre queima, nunca bronzeia
Tipo II Pele clara, sempre queima e, algumas vezes, bronzeia
Tipo III Pele menos clara, às vezes queima e sempre bronzeia
Tipo IV Pele morena clara, raramente queima e sempre bronzeia
Tipo V Pele morena escura, nunca queima e sempre bronzeia
Tipo VI Pele negra, nunca queima e sempre bronzeia
Aposte na esfoliação
Para retirar todas as células mortas e garantir um bronzeado uniforme e duradouro, faça uma leve esfoliação na pele três dias antes da exposição ao sol.
Alimente-se bem
Outra dica é dar uma "mãozinha" ao organismo. Escolha alimentos ricos em betacaroteno, substância que ajuda a ativar o bronzeado. "Nessa lista entram cenoura, abóbora, mamão, melão, batata doce, couve, repolho, espinafre, agrião e o brócolis".
Além de auxiliar no tom da pele, o betacaroteno é um antioxidante que ajuda a prevenir o envelhecimento.
Um ótimo verão a todos!!! Dra Kelinn Avelar CRM-PR 22442